terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dante Alighieri

Dante Alighieri (*Maio ou Junho de 1265 - †13 ou 14 de Setembro de 1321) é considerado por grande parte dos italianos como o seu poeta maior. Escritor italiano.

 Quanto maior é a sede, maior é o prazer em satisfazê-la.

 Muito pouco ama, quem com palavras pode expressar quanto muito ama.

 Puderam vencer em mim o ardor, / que me levou a conhecer o mundo, / e os vícios e as virtudes dos homens....

 Quem és tu que queres julgar, / com vista que só alcança um palmo, / coisas que estão a mil milhas?

 Pois perder tempo desagrada mais a quem mais conhece o seu valor.

 Vês que a razão, / seguindo o caminho indicado pelos sentimentos, tem asas curtas.

 Oh, quão insuficiente é a palavra e quão ineficaz / ao meu conceito!

 Não deve o homem, pelo maior amigo, esquecer os favores recebidos do menor.

 Não há maior dor do que a de nos recordarmos dos dias felizes quando estamos na miséria.

O falar é um efeito natural; / mas, de um modo ou de outro, a natureza deixa o homem / escolher aquele que mais lhe agrada.

 Abre a mente ao que eu te revelo / e retém bem o que eu te digo, pois não é ciência / ouvir sem reter o que se escuta.

0 comentários:

Postar um comentário