sábado, 3 de novembro de 2012

crer não é saber

4 comentários:

BRITO ALVES disse...

16 de maio
Boom Diaa. O tempo , a vida nos colocam em oportunidades iguais, se agora seguimos caminhos diferentes, pois Deus por ser infinitamente Bom E Justo não dar nunca privilégio ou castigo. Só colhemos o que plantamos.
Curtir · · Promover · Compartilhar

BRITO ALVES disse...




O PERIGO DO FANATISMO

por Maria Luiza Silveira Teles - marialuiza60teles@yahoo.com.br

“Mente alerta é o milagre pelo qual restauramos e conquistamos a nós mesmos.”
Thich Nhât Hanh

A religiosidade é uma das mais antigas manifestações do homem. Sempre, de alguma forma, ele tem procurado unir-se ao Criador.
Entretanto, o fanatismo religioso, como acontece também em outras áreas, indica distúrbios de personalidade e oferece perigo não só para a pessoa como para toda a sociedade.
Muitos dos conflitos interindividuais e mundiais, ao longo de toda a História, têm sido frutos do fanatismo, principalmente religioso.
Ele nada mais é que um buraco vazio que a pessoa tem dentro de si, repleto apenas de insegurança e medo, e que ele procura preencher de uma maneira desequilibrada.
Suas crenças passam a ser tão importantes para a sua sobrevivência, uma vez que são os pilares que a sustentam, que ela teme, com vigor e paixão, qualquer questionamento que as ameace de destruição.
A pessoa não quer pensar, nem quer ser induzida a fazê-lo. Ela crê e defende sua crença como uma leoa à sua cria e despreza aqueles que dela não compartilham. Sente-se “dona da verdade”.
O fanatismo, além de ser um processo de alienação, jamais traz paz ao coração do homem e é uma ameaça constante à paz do mundo. Isto porque é apenas algo emocional, devastador, fruto da paixão.
O fanatismo de massa, então, pode incendiar o mundo.
A religião e a fé são algo muito bom quando nos levam ao equilíbrio e ao desenvolvimento do que temos de melhor: a abertura para o outro, a complacência, o amor, o acolhimento, a generosidade, a compaixão e o respeito.

BRITO ALVES disse...


Não se opor ao erro é aprová-lo, e não defender a verdade é suprimi-la; e a nossa negligência em defender a verdade, quando podemos fazê-lo, é tão pecado quanto incentivar o erro. A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.

BRITO ALVES disse...

Olá bom dia!! Paz e luz de Deus com todos.
De ninguém devemos combater a fé, mas procurar assentar-la em bases sólidas.
Quem segue os mandamentos cumprindo as leis de Deus, está assim fazendo o que Deus quer, assim Deus, é claro estará com ele onde estiver, não precisa ir buscar a Deus em endereço fixo, como não precisa buscar o ar, a luz do sol, é só sairmos dos recintos fechados do nosso egoismo, amando o próximo como a nós mesmo.
Se precisamos de um líder para nos orientar, ele deve nos ensinar que a nossa porta para Deus entrar, tem o trinco pelo lado de dentro, ninguém pode abrir para nós, só nos mesmo com nossas atitudes, nossas ações na prática do bem.

Postar um comentário